Dicas

Algumas dicas antes de comprar seu ar condicionado.

Em geral as tomadas dos prêdios residenciais estão dimensionadas para aparelhos de 1HP, sendo a tensão de 110V.

Verifique, antes de comprar o aparelho de ar condicionado, a potência e o tamanho do mesmo para evitar sobre carga no circuito, além de incompatibilidade com o tamanho do caixilho.

Ao instalar o seu ar condicionado, observe bem a vedação entre a parede do aparelho e o caixilho de alumínio para evitar infiltrações e que, com a perda de temperatura para o ambiente externo, haja um consumo maior de energia.

Ar-Condicionado Condicionador de Ar de Parede

São facilmente instalados na parede ou janela do ambiente a ser climatizado. Apresentam uma unidade compacta que garante todo conforto que você precisa.

 

Condicionador de Ar Split

Este ar condicionado é dividido em duas unidades, a unidade interna; a unidade externa isola todo o ruído do ambiente. A unidade interna, por isso são extremamente silenciosos e funcionais.

 

O que ê BTU ?
Trata-se de uma unidade de potência: BTU (British Temperatura Unity, Unidade Inglesa de Temperatura). Ela determina a potência de refrigeração do produto. Quanto mais alto o número, maior é a potência, que é igual a mais frio.

Eficiência
A refrigeração funcionará com maior eficiência se for evitada a incidência de raios solares no ambiente. Utilize cortinas ou persianas para filtrar a luz solar. Não obstrua com cortinas ou similares a frente do condicionador. O ar ambiente deve circular livremente.

Posso instalar o aparelho atrás de uma cortina?
Não recomendamos. Esse procedimento dificulta a vazão do ar, o que força o funcionamento do compressor, diminuindo a sua vida útil, e aumentando o consumo de energia.

Por que escolher corretamente a capacidade do seu condicionador de ar?

Em primeiro lugar, para garantir o seu conforto. Além disso, um equipamento com capacidade abaixo da necessária para o ambiente, aumenta demasiadamente o consumo de energia e diminui a vida útil do compressor. Veja na tabela abaixo e faça o cálculo estimado de BTU/h.

Como funciona o condicionador de ar?
A principal função de um condicionador de ar é a de expulsar o ar quente do ambiente (ou o ar frio nos sistemas de ciclo reverso). Por isso, jamais obstrua a saída de ar da parte traseira do seu condicionador de ar do tipo janela ou da unidade condensadora do seu condicionador de ar split.

O que ê compressor?
O compressor é o coração do seu condicionador de ar, independente do seu modelo ou capacidade. Nos equipamentos do tipo janela e split, podem variar em compressor rotativo ou alternativo.

Instalação do aparelho na parede
O aparelho deve ser instalado em relação ao solo a uma altura entre 1,50 m e 1,80 m. Se não for possível, deve-se observar uma distância mínima de 0,50 m de qualquer parede. Procure instalar o aparelho mais centralizado possível de preferência voltado para a maior área do quarto ou da sala, escritório, etc. Se for colocar mais de um aparelho numa mesma parede mantenha uma distância mínima de 1,5 m entre eles. O buraco na parede deve permitir o encaixe perfeito de um caixilho, para a fixação do aparelho. A espessura dessa madeira deve ser no mínimo de 2,5 cm. As aberturas laterais e superiores do aparelho devem ser sempre voltadas para o exterior e totalmente desobstruídas para que a movimentação do ar no compressor e condensador se processe normalmente. A espessura máxima da alvenaria é de 17 cm.

Disjuntores
Usar disjuntores de boa qualidade, do tipo retardado, com capacidade de 25 a 50% acima da corrente nominal do aparelho. Ex. para um Condicionador de Ar de 10 A , usar um disjuntor de 12.5 A - 15.0A. Os disjuntores para proteção devem ser localizados a uma distância máxima de 2 (dois) metros do aparelho.

Dicas de Uso
Quando desligar o seu aparelho de ar condicionado, e quiser religa-lo em seguida , aguarde três minutos para religá-lo, isto evita danos ã máquina. Nunca use o aparelho sem o filtro de ar. Para encontrar o quarto ou sala na temperatura desejada, ligue o condicionador, pelo menos 20 minutos antes e mantenha as portas e janelas bem fechadas.

Manutenção e Limpeza Interna
Para manter um bom ar no ambiente o filtro deve ser limpo, a cada 15 dias, dependendo do ambiente. Se for muito frequentado realize a limpeza do filtro de ar com água e sabão neutro, uma vez por semana.

Limpeza Interna
Uma vez por ano, deverá ter uma limpeza interna, feita por profissionais da marca do ar, o acúmulo de pó e resíduos no evaporador e no condensador prejudicam a eficiência, podendo causar danos ao aparelho.

Limpeza Externa
Para limpar o condicionador, primeiramente desligue-o completamente retirando o plugue da tomada.Faça uma limpeza periódica da frente plástica e do gabinete com uma flanela ou um pano macio ligeiramente embebido em água morna e sabão neutro. Jamais use detergentes, álcool ou água diretamente sobre a frente plástica. Depois seque com uma flanela limpa e seca. Não recoloque o plugue na tomada com as mãos molhadas ou úmidas.


Maxi Prime

Higienização e Manutenção de

Sistemas de Ar Condicionado

Tel.: (11) 3854-9690

E-mail: contato@maxiprimesp.com.br

Todos os Direitos Reservados © 2019

Criação de Sites Resolvedor

Criação de Sites: RESOLVEDOR